Blog

Luminárias para sala de jantar

Luminárias para sala de jantar

O Projeto de Iluminação é muito importante na decoração e deve ser adequado a cada ambiente. É necessário considerar o real sentido de cada espaço para, assim, usar as peças certas sem comprometer o restante do projeto.

Um ambiente mais intimista, por exemplo, pede luz quente e aconchegante, enquanto locais de trabalho precisam de maior intensidade de luz com incidência homogênia e difusa.

Na sala de jantar, o ideal é substituir o interruptor por um dimmer, que permite o controle da intensidade da luz, tornando a iluminação mais versátil e adequada para diferentes momentos. Mais clara para uma pizza em família ou mais aconchegante em um jantar sofisticado ou romântico.

Para isso, também pode-se combinar o uso de spots direcionando luz para um quadro, um objeto de decoração ou para o buffet ou aparador. Sobre a mesa, um lustre ou pendente faz toda a diferença, uma vez que, além de iluminar, preenche e dá um toque especial à decoração.

Para que se possa obter o resultado esperado, há algumas regras para a instalação:

- Preste atenção na proporção entre a peça, os móveis e o ambiente. Instale-a a uma distância entre 75 e 90cm do tampo da mesa, dependendo do modelo da luminária. Isto evita que a luz incomode quem está sentado à mesa.

- Cuidado para não colocar um lustre ou pendente lindíssimo com o fio curto. Isso fará com que ela perca todo seu encanto e função, desvalorizando a composição do ambiente. O certo é testar a peça no local e ajustar “a olho” a altura ideal de acordo com essa variação mencionada acima.

- Evite luminárias tipo plafon na sala de jantar. Não são apropriadas e podem criar um efeito pouco decorativo (luz geral difusa).

- Por último, lembre-se também de escolher o lustre de acordo com o estilo da decoração. Se tiver dificuldade de visualizar, pense em algumas alternativas para ajudar, como levar uma foto do seu ambiente no momento da compra. Assim fica mais fácil decidir e você ainda pode contar com a opinião de quem entende do assunto.

Tags: decoração, luminárias, pendentes, lustres